Benefícios do Magnésio

O apps estão dominando as pessoas, inclusive, muitas pessoas deixam de pensar na saúde… Pensando nas pessoas que estão viciadas nos apps de iphone, nós vamos fazer uma série de post com dicas de saúde para você! Hoje vai ser sobre Magnésio!

O magnésio é um mineral essencial para um organismo saudável, necessário para atuar em várias funções importantes como na produção de ATP, (respiração celular que utiliza glicose e oxigênio, produzindo água e gás carbônico), também para a contração muscular, para evitar as desagradáveis câimbras e ainda aliviar contusões.

Saiba quais os outros benefícios do magnésio

Várias funções no organismo dependem do magnésio para garantir uma saúde perfeita, vamos conferir quais são:

  • Na contração e no relaxamento muscular;
  • Para o funcionamento correto de enzimas no organismo;
  • Responsável em produzir e transportar a energia;
  • Pela produção de proteínas;
  • Considerado um tranquilizante natural, pois, relaxa os músculos esqueléticos e a musculatura dos vasos sanguíneos, inclusive do trato gastrointestinal;
  • Previne o envelhecimento precoce das células, mantendo a aparência jovem, pois diminui a atividade dos radicais livres;
  • Melhora as atividades do coração, prevenindo espasmos e arritmias;
  • Promove a limpeza das artérias;

Quais os sintomas da falta de magnésio no organismo?

Muitas vezes o mal estar da falta deste importante mineral no organismo, pode ser observado em problemas, como a anorexia, um cansaço constante, sono em excesso, e até a falta de memória muitas vezes atribuída ao estresse, ou, a idade, por isso, a alimentação é outro fator importante para a manutenção do magnésio em níveis saudáveis.

As pessoas que tem problemas de insuficiência renal, devem ter controle sobre a alimentação, já que o excesso do magnésio nesses casos pode afetar os rins.

Qual a quantidade de magnésio é necessária por dia?

Existe uma diferença na quantidade, o ideal para os homens é ingerir de 300 e 350 mg por dia, e para as mulheres, 280 mg por dia, exceto para as grávidas cujo consumo deve ser de 320 a 350 mg por dia.

Para os casos que a pessoa tiver problemas de osteoporose é necessário que a ingestão de magnésio seja feita junto com o cálcio.

Como consumir o magnésio necessário para uma vida saudável
O magnésio pode ser ingerido através de suplementação composta de minerais e outros nutrientes, e também é possível seguir uma dieta que pode ser prescrita por uma nutricionista, assim, a saúde está sempre em alta!

Além dos suplementos o magnésio pode ser encontrado em vários alimentos, veja quais são:

  • Nozes, castanhas de caju, amêndoas, feijões e ervilhas;
  • Verduras de folhas verde escuras;
  • Abacate, banana e uva;
  • Beterraba, quiabo, batata, espinafre, couve;
  • Granola, aveia, farelo de milho;
  • Gergelim, girassol, castanha, amendoim;

Dica de ouro

Sempre que fizer o cardápio escolha um pouco de cada um dos grupos de alimentos, e quanto mais colorido o prato maior o número de nutrientes! Ou até mesmo tomar um suplemento como o Metadrol